quarta-feira, 23 de março de 2011

JANET KAY

Quarta-feira, Março 23, 2011

JANET KAY






















Janet Kay, nasceu Janet Kay Bogle (a primeira de 6 crianças) em 17 de outubro de 1958 em Londres de pais jamaicanos,Clifton e Monica Bogle. Janet é uma descendente do herói nacional jamaicano Paul Bogle, excelente diácono (ver matéria dele no blog).Quando nos anos sessenta ainda criança, Janet foi exposta aos grandes artistas do canto, especialmente aqueles da Tamla Motown, e em conseqüência desta exposição e inspiração, o amor pelo canto nasceu em Janet. Em 1977, enquanto cursava  faculdade de secretária, Janet foi convidada por sua amiga de escola Sonia Ferguson (que gravou uma versão de Smokey Robinson 'Oh Baby Baby' nos anos 1970's) a um ensaio na banda. O destino considerou que o Tony Gad,um membro do grupo, ouviu Janet cantar no quarto durante o ensaio. Ficou assim tão impressionado com a doçura da voz de Janet que a introduziu à legenda do reggae, o grande e saudoso Alton Ellis. Essa reunião conduziu a Janet gravar uma versão de Minnie Ripperton 'Loving You' (produzido por Alton Ellis), que se transformou num sucesso do reggae, que passou muitas semanas no número 1 nas cartas do reggae. O ano seguinte, 1978, considerou Janet gravar mais 2 versões 'I Do Love You' e 'That's What Friends Are For',outra vez, ambas passaram semanas no número 1 das cartas do reggae. Em 1979, Janet fêz  história transformando-se na primeira cantora negra britânica que teve uma canção de reggae na parte superior das cartas britânicas. A canção 'Silly Games'  (produzida por Dennis Bovell) foi um sucesso não somente no Reino Unido mas igualmente na Europa. A história de Janet foi gravada no livro do guinness de registros de músicas (Guinness Book of Records). A aptidão de Janet como compositora  tornou-se evidente na liberação de seu primeiro álbum 'Capricorn Woman'. O álbum era, e ainda é, um campeão de vendas. Todas as canções exceto 2 foram compostas por Janet Kay. Até agora, Janet tinha-se tornado conhecida como a ' Rainha do Lover' s Rock'. Nesse mesmo ano Janet foi apresentada com as concessões para o melhor single 7" , melhor single 12"  e melhor vocalista de 1979 pelo jornal de música Black Echoes Music .A voz de Janet  não era exclusiva somente da música reggae e nos anos 80 igualmente cantou o soul 'Eternally Grateful',o qual se transformou num êxito.
Os anos 1980 igualmente considerou a colaboração entre Janet e a legenda do reggae,o saudoso tecladista Jackie Mitto com o clássico de Randy Crawford, 'You Bring The Sun Out' . Em 1980, após uma reunião com o ator e cantor Romero Evans, Janet foi introduzida à companhia de teatro 'Black Theatre Co-operative'. Uma audição bem sucedida considerou o nascimento da carreira teatral de Janet, na peça ' Mama Dragon', por Faroukh Dhondy, que excursionou na Inglaterra e Europa. Janet tem aparecido desde então em diversos filmes, aparências numerosas na tevê, peças de teatro excursionando no Reino Unido e na Europa e nas rádios.Jane também colaborou com o cantor e produtor Llyod Charmers no álbum 'Sweet Surrender'.Sobre todos  essesanos Janet colaborou com os produtores superiores Drummie Zeb e Tony Gad (Aswad), Junior Giscombe ('Mama Used To Say'), Jeremy Meehan, Shinichi Osawa (Japão), Kodama & Gota (Japão), Omar e Sly & Robbie. Os álbuns de Janet venderam  mais de um milhão de cópias no Japão. Janet tem visitado nos últimos anos o Japão, executando nos clubes em Fukuoka, Osaka, Yokohama, Nagoya e em Tokyo.Suas canções 'Silly Games' e 'Lovin' You' alcançaram alturas inimagináveis, neste e no outro lado do globo.
Kay gravou e co-produziu seu sétimo album para a Sony Music Japan. Foi lançado em 2003 e intitulado  ´´Lovin' You..More´´.Kay igualmente foi creditada no trabalho de produção de "Missing You",uma música gravada pelo Aswad.A doçura dos vocais de Janet com certeza continuam a aquecer os corações de todos..

0 comments:

Postar um comentário