terça-feira, 15 de março de 2011

História do Reggae

Terça-feira, Março 15, 2011

COCONUT CHALICE




































O Chalice, igualmente conhecido como Coconut Chalice,Wisdom Chalice,Chillum Chalice ou Chawla é um tipo narguilé ou de cachimbo de fumo,usado mais frequentemente por membros do movimento de Rastafari ou simpatizantes,que usam a ganja sagrada nos seus ritais como sacramento á Jah,ou simplesmente para desfrutar das boas vibrações da música reggae...
O Chalice é o Bong do Rastas da Jamaica, e ao fumar,combinam os quatro elementos: água,fogo,ar e terra,que representa aonde a erva cresce. O fumo passa através da água,que serve como um filtro,limpando as impurezas. O chalice é um conjunto de côco,cálice e a tubulação de água com uma mangueira, ou ´drawtube´, usada para inalar. A água refrigera e filtra o fumo e a mangueira fornece o espaço aéreo adicional, refrigerando. Uma tela encaixada na cratera protege de encontro á partículas ardentes para desobstruir o interior.Geralmente é confeccionado artesenalmente na Jamaica com um côco,a mangueira e um chifre de cabra ou um outro material como argila,porcelana,vidro ou madeira em forma de cálice (daí o nome do objeto) que é o lugar onde vai ser colocada a ganja. A palavra Chalice (ao longo de outros sinônimos tais como chalwa, chali, etc.) é usado frequentemente para referir própriamente a marijuana, que determinados Rastafaris consideram ser de importância religiosa específica.
O chalice é caracterizado por ter uma mangueira ou uma haste longa para inalar. Alguns dizem que a razão da haste longa nos chalices é porque os Rastas gostam de manter o fogo abaixo de seu coração..
Os chalices de câmara trabalham abaixo das hastes e do trabalho de harmonização na parte de boca. Os chalices fazem toda a tubulação pesada da parede, e a parte de boca é feita da tubulação pesada da parede também..
Existem vários tipos de chalice encontrados ao redor do mundo,alguns feitos de vidro,e também o bem conhecido narguilé.. 
 Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé, etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no norte da África, Oriente Médio e sul da Ásia.
Há um fumo especial para narguilés, conhecidos popularmente como essência, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, côco) flores, mel,etc..As peças mais primitivas,geralmente como os chalices usados pelos rastas na Jamaica,são feitas com um côco,a mangueira e um cálice que faz o lugar do corpo,o objeto também é conhecido como Coconut Chalice..
Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela..
O chalice é frequentemente citado nas letras dos artistas do reggae,como exemplo temos ´´Chalice´´ de Toyan, ´´Chalice Blaze´´ de Jah Woosh,´´Chalice In Hand´´ de Carlton Livingston,´´Chalice To Chalice´´ de Tappa Zukie,´´Lick Up The Chalice´´ por Linval Thompson,´´Pass The Chalice´´ de Ranking Trevor,´´Chalice Specialist´´ por Yabby You,´´Dreadlocks Chalice´´ de Sugar Minott,´´Chalice Contest´´ de Charlie Chaplin,´´Pass Up The Chalice´´ com Barry Brown,´´Coconut Chalice´´ de Daweh Congo e muitas outras..
O disco ´´Dread  In a Babylon´´ de U-Roy (segunda foto) trata extensivamente desse assunto,tanto nas fotos da capa e contracapa como nas letras..
A segunda música do álbum ´´Chalice In The Palace´´,de U-Roy descreve uma sessão de chalice do músico no palácio de Buckingham com a rainha da Inglaterra..
Peter Tosh também explorou o mesmo assunto no álbum ´´Mystic Man´´ com o hit ´´Buk-In-Hamm Palace´´,onde um trecho diz:´´Light your spliff ,Light your chalice,Make we smoke it in Buk In Hamm Palace-Light your chalice ,We gonna smoke it in a Buk In Hamm Palace´´.....
Há também a banda de reggae Chalice,cujo nome foi um tributo a esse importante objeto de cunho religioso do movimento Rastafari..
No cerimonial do chalice, usada na maior parte por rastas em seus recolhimentos espirituais como sacramento,comumente os irmãos se reúnem para compartilhar da erva sagrada de JAH,com o chalice sendo passado de mão em mão.
No chalice pode ser usada a ganja pura,ou misturada com tabaco claro,no segundo caso ambos são picados miudinhos e misturados como no ´´kif´´ do norte da África..
O modo ideal de fumar o chalice é o chamado ´´chuto´´,que consiste em armazenar uma enorme quantidade do fumo azul,inalar profundamente a última baforada hiperconcentrada e retê-lo nos pulmões até a parte de trás do crânio ser declarada ´zona de ganja´..
Os rastas geralmente usam essa técnica,lançando para o ar uma nuvem de fumo densa e ´impenetrável´....
Os rastas geralmente confeccionam o ´´coconut  chalice´´ dessa maneira:Primeiramente o rasta precisará arrumar um côco,e esvaziar a água do côco.Há três furos na parte superior de cada côco,estes são arranjados em uma maneira que se assemelhe ao rosto humano,o furo que representaria a boca é sempre o mais fraco..
Usam uma faca para perfurar com cuidado um furo na ´boca´,e são cuidadosos não deixar completamente a direita o deslizamento da faca para não arruinar a casca.Esse furo na parte superior do côco que irá acomodar o cálice.O cálice de argila poderá ter que ser comprado,a menos que o rasta for um oleiro,ou faça de outro material,como a ponta de um chifre de cabra,vidro ou madeira (como de um cachimbo),e o cálice é encaixado no primeiro e maior furo,aquele que representa a boca;e é feito um segundo furo um pouco menor na parte lateral do côco para acomodar a mangueira .O chalice é suposto para ser firme, assim que o furo deve ser um bocado menor do que o diâmetro da mangueira para dar-lhe um ajuste confortável,ciente de não rachar a casca ou não criar manchas ou furos não desejados.Remove-se todo o interior da fruta, e é colocada a casca para secar ao ar livre por aproximadamente15 a 20 minutos. Agora, para pode agora lixar o copo com perfeição, é usado cuidadosamente o dedo para lixar o interior do copo, isto deve dar-lhe uma vida mais longa..
Há dois ou mais furos para adicionar o seu copo,o maior,é o furo onde vai ser encaixado o cálice de argila. O segundo furo é lateral e feito para encaixar a mangueira,geralmente de 3/8 de polegadas.Se faz o furo tão pequeno para que possa começar o encaixe da mangueira firmemente através dele. Não há nenhuma especificação do jogo a respeito de onde os furos devem estar, mas pode querer se manter para a extremidade superior da casca, assim que quando usar a água ela não entre na mangueira quando se está inalando.A mangueira é então colocada e transpassada até o primeiro furo,o furo do cálice. O terceiro furo é o furo " steam", um furo pequeno de  diâmetro de ¼ de polegada para liberar a fumaça do chalice ao sorver. Preparando a haste: Dependendo do tipo da mangueira que o rasta escolheu para a haste do seu chalice,pode precisar fazer alguns ajustes. Tipicamente o ideal é que o diâmetro exterior da haste seja apenas de  ¾ de uma polegada. Se pode igualmente usar o bambu para fazer a haste,mas o mais usado é a mangueira,porque é mais fácil adaptar ela ao ´´Kutchie´´.A mangueira usada geralmente é de 7 polegadas, mas a haste deve ser suficientemente longa para entrar por baixo da casca e deixar um pequeno espaço na parte inferior da casca. Uma saliência da casca de aproximadamente 2 polegadas é boa. Faz assim suas medidas de encontro à parte externa da casca e modificam a mangueira para servir suas necessidades.O chalice terminou,agora cortam a haste para fazer flexionar o tubo sob medida à seu gosto. Seria bom se o rasta deixasse o chalice montado colocado no sol por um curto período, deixando-o absorver as energias da criação. Com o uso deste Chalice, os Rastas começam uma meditação profunda,que os trazem mais perto de seu Deus Jahoviah. O Chalice é fumado geralmente puro,e é passado ao redor no círculo.
Geralmente obstruem uma reverência á JAH e abençoam o chalice todas as vezes antes de usarem..
 Tradicionalmente nas comunidades rastas o chalice é de uso exclusivo dos homens,ás mulheres só é permitido o tradicional spliff..
Good Vibes...

0 comments:

Postar um comentário